Apresentação

Com este blog, presto uma homenagem a meu pai, reeditando o livro por mim organizado e publicado em agosto de 2001: Histórias e Lembrança de Uma Vida.

Constantino Pereira de Sousa, meu pai, é um homem que gostava de contar histórias, fatos que ele ouviu dos mais velhos ou que testemunhou ao longo de seus oitenta e quatro anos de idade.

Muitas dessas histórias foram contadas a nós, os filhos, em torno da mesa ou no terraço, à noite, após o jantar, na sua querida São João do Piauí, que ainda permite tempo e espaço para a prosa, para a conversa e lembranças. Sempre fui uma ouvinte atenta; e, por mais de uma vez, solicitei a ele que me recontasse alguns dos fatos narrados, talvez por desejo de compreender melhor a minha origem, a minha terra e a minha gente. Em muitas ocasiões lhe sugeri que escrevesse sobre essas histórias e outras por ele vividas enquanto homem público, para que as novas gerações pudessem ter uma referência sobre o passado.


São histórias que falam de nossa História. Nossos hábitos e costumes; nossas formas de sobrevivência; nossos atos heroicos ou prosaicos. São fatos que relatam passagens de homens simples, anônimos, que em sua ação contribuíram para a construção de São João do Piauí e do nosso Estado. Fatos que revelam a grandeza de gente que dedicou sua existência a projetar o futuro. Fatos que retratam a violência com que se fazia o jogo político.

São fatos e comentários que entrelaçam acontecimentos de São João do Piauí, do Estado, da Nação e mesmo do mundo. Comentários sobre a agricultura, sobre acontecimentos religiosos e sociais.

Esses fatos e comentários foram escritos originariamente para a apresentação diária na Rádio Comunitária “Malhada do Jatobá”, de São João do Piauí, sob o título geral “O comentário do dia”. Os textos muitas vezes constituíam-se de uma sequencia ou variação de um mesmo tema e, às vezes, passados alguns meses, eram retomados com acréscimos de outras informações. Esses originais foram guardados pelo locutor-comentarista José do Patrocínio Reis Cronemberger, que me repassou para compor esta seleção.

Para a versão, em livro, foram selecionados os comentários que julguei mais relevantes, sendo organizados em capítulos temáticos, mantendo-se, salvo algumas adaptações, o estilo original. Assim, não estranhe o leitor, quando em algum trecho reencontrar assuntos já vistos.
Um último aviso: os fatos e comentários são tecidos não por um historiador, mas por um homem simples, um político e cidadão que participou ativamente de seu tempo.

Maria Ismênia Reis Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário